Mapa de Thror traduzido | RT

HOBBIT

O Mapa de Thror trata-se do mapa feito por Thror dado ao Gandalf, após a invasão do dragão Smaug, na montanha dos anões e posteriormente dado a Thorin nos acontecimentos do livro. Caso tenha a versão comemorativa do livro os mapas estão anexados. O mapa nesta versão está traduzido para o português, mas não foram feitas alterações nas runas, ou seja, o significado do que está escrito passará por transliteração e tradução das runas (transliteradas) do inglês para o português.


Primeiro passo será transliterar as runas, maioria dos sistemas de runas encontrados na internet (sites brasileiros), as runas estão em outro sistema, portanto não serão úteis pra transliteração. Para obter o sistema correto destas runas faça o Download. Caso queira arriscar sem baixar o arquivo, tente transliterar a partir do inglês pra saber quais runas correspondem as letras ocidentais.

Feita a enrolação, a transliteração das runas da esquerda no mapa é:
"Five feet high the door and three may walk abreast"

tradução: "A porta contém cinco pés de altura e três podem andar lado a lado."

Runas do centro "Stand by the grey stone when the thrush knocks, and the setting sun with the last light will shine on Durin's Day will shine upon the key-hole"

tradução: "Permaneça junto à pedra cinza quando o sapinho bater, e o sol se pondo com a última luz do Dia de Durin brilhará no buraco da fechadura."

Comentários