Salmo 46 - Castelo Forte é Nosso Deus | RT

Salmo 46
Leia também
  • Tricotomia ou Dicotomia?
  • 1 Pedro 2, Jesus nosso Hupogrammos
  • 1 Pedro 1, Chamado a santidade
  • Bíblias

    • Bíblia de Estudo de Genebra (RA JFA)

    Introdução

    "Esse salmo é uma declaração comovente de confiança no Senhor em meio à extrema adversidade. A fonte da confiança do salmista era saber que Deus estava com o seu povo. O Senhor em seu templo iria protegê-los. Declarar que 'Deus está conosco' é algo que está na essência da aliança. Há algumas afinidades, aqui, com o Sl.48; 76; 84; 87, que são chamados 'Cânticos de Sião'. Embora não seja especificamente mencionado no Sl 46, há alusões a Sião nos vs. 4-5, Martinho Lutero foi impulsionado por esse salmo a compor o hino 'Castelo Forte é Nosso Deus'. Assim como os israelitas podiam olhar para o templo com fé e saber que Deus estava com eles, os cristão podem olhar para Jesus Cristo como seu Emanuel, 'Deus Conosco'." - Bíblia de Estudo de Genebra - Introdução Sl 46.

    Castelo Forte é nosso Deus

    Em nossos dias, percebo que o mundo em que vivemos está cada vez mais decaindo, basta olhar o noticiário, nunca houve tantas crianças sendo mortas cruelmente, tantos assassinatos a sangue frio, nossa sociedade tomada por conflitos, golpes, corrupção. Neste ano me chamou a atenção o fato de cada vez mais a maldade se agravar, a perversão de valores centrais, para onde você olha, não importa onde seja, tudo é muito sensual, transformando os seres humanos em meros objetos pessoais. Com tantos ataques à nossa fé diariamente, chegamos a ponto de questionar o por que de Deus permitir tais coisas, e até mesmo de duvidar da justiça de Deus e se ele é conosco. Perdemos então a alegria da salvação e até mesmo duvidamos que sejamos salvos.

    Mas o que o salmo tem a dizer? O salmo nos apresenta um cenário catastrófico, onde "os montes se abalem no seio dos mares" e onde as "águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam", este cenário nos apresenta um terrível terremoto. Segundo a alusão dos conceitos religiosos do antigo Oriente. O mar representa o caos e o mal. Os montes são o contrário, representam a estabilidade. Deus habitava em um monte (Sião). Portanto o Sl 46 descreve uma situação terrível, onde os montes inabaláveis são estremecidos em meio ao mar caótico. Então estamos em meio a uma terrível tempestade, nossos montes são abalados (nossa confiança em Deus), porém não estamos sozinhos, o salmo nos introduz neste cenário, mas diz: "Não temeremos ainda que a terra..." não precisamos temer, porque nossos Deus é maior e ele está conosco e nada nos irá separar do amor de Deus em Cristo Jesus. Como está escrito:

    "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
    Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
    nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." - Rm 8.37-39.

    Os judeus viam o templo como o símbolo da presença protetora de Deus, é descrito também que há um rio cujo as águas alegram a cidade de Deus, um contraponto com as águas do mar que representam o caos. No antigo testamento, Deus se revelava através dos profetas e o templo era o lugar em que Deus habitava de forma pública, devemos olhar para isto e ter a alegria de não mais estarmos limitados na nossa comunhão com Deus, pois Cristo nos media ao Pai, o nosso senso de proteção da parte de Deus deveria ser maior visto à isto. Deus habita no meio dessa cidade e por isso ela jamais será abalada, então que coloquemos a nossa confiança para dentro dos muros desta cidade, pois Castelo forte é nosso Deus.
    Muitas vezes pensamos em desistir quando encaramos nossos problemas e sofrimentos, mas a escritura revela que Deus é maior que tudo isto quando diz:

    "Bramam as nações, reinos se abalam; Ele faz ouvir sua voz e a terra se dissolve.
    O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
    Vinde contemplai as obras do Senhor, as desolações que tem feito na terra.
    Ele faz cessar as guerras até os confins da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo." - Sl 46.6-9

    basta que Deus profira apenas uma palavra para que as nações sejam consumidas. Então nos últimos dois versos o salmista pode dizer: "Aquietai-vos".

    Observações a equívocos

    Como bem sabemos existem certos grupos evangélicos que distorcem o sentido deste tipo de texto, criando em nós a seguinte dificuldade: Como Deus nos protege destas coisas se estas chegam até nós? Esse tipo de pensamento é gerado por consequência de uma teologia que diz que as provações nos são acometidas simplesmente porque estamos em algum pecado, estamos sendo infiéis ao Senhor no dízimo, por exemplo. Dizendo que estamos abandonados por Deus por algo que cometemos, mas o que o texto diz é que Deus está com o atribulado em questão, e que essa proteção de Deus não se baseia em mera proteção física, mas muito mais que isto, nos momentos de dificuldade (isso inclui doença, morte, perseguição e etc.) Deus nos preserva na Salvação, nos concedendo fé e alívio, o que vale muito mais do que todo o conforto do mundo.

    Comentários