1 Pedro 1 - Chamado à santidade | RT

ESTUDO

Tradução: The Editio Regia, Stephanus 1550 Greek New Testament, know as Textus Receptus (Strong Numbers).
Assuntos principais:
  • Saudação.
  • A viva esperança em meio às provações.
  • A salvação prometida.
  • Chamado à santidade.
Assuntos incidentes:
  • A provação fortalece a fé.
  • O valor do sangue de Cristo, o qual nos redimiu.
  • Cristo é verdadeiramente Deus e base da nossa fé.

ANÁLISE DE PARÁGRAFO

  • Saudação
No segundo verso desta saudação, já podemos notar alguns elementos importantes sobre a salvação, nosso chamado e a validação de tudo isto. Pedro expressa neste verso a participação dos membros da trindade em nossa salvação. Deus Pai nos elege antes da fundação do mundo, Cristo morre por nossos pecados, e o Espírito nos santifica na obediência a Deus.
  • A viva esperança em meio às provações.
Neste parágrafo, Pedro irá enfatizar o fim máximo da nossa fé em Cristo, afim de que os leitores, os quais estavam vivendo em contexto de perseguição, pudessem refletir e suportar as provações que lhes foram infligidas. Os crentes, segundo a grande misericórdia de Deus, foram regenerados, ou seja, tiveram suas mentes renovadas para se conformarem à vontade de Deus, por meio de Jesus Cristo, afim de que obtenham a herança perfeita. E estes crentes podem ter deleite nesta mensagem e não temerem a perdição eterna, pois pelo poder de Deus são guardados mediante a fé para à salvação, nada irá mudar isto.
    • A provação fortalece a fé.
Neste momento, Pedro encoraja os Cristãos a perseverar nas provações, pois estas fortalecem a fé em Deus e em sua salvação. A fé que é mais preciosa que o ouro, permanente e não perecível como o ouro, que quando provada em fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.
  • A salvação prometida.
Mesmo nós nunca tendo visto o Cristo, podemos exultar com alegria inexprimível e cheia de glória, pois com toda certeza receberemos o fim da nossa fé, a salvação da alma. Por que foi a respeito desta salvação que os profetas no antigo testamento investigaram e pelo Espírito Santo, nos disseram sobre a vinda do Messias, sua morte e ressurreição. E todos os sofrimentos de Cristo e sua glória foram de antemão escritas e confirmadas pelos apóstolos e por aqueles que pelo Espírito Santo nos pregaram o evangelho, então não precisamos temer, mesmo não o tendo visto o sacrifício de Cristo está gravado em nossos corações.
  • Chamado à santidade.
Sabendo da nossa salvação, o sacrifício de Cristo, a perseverança que Deus nos dá mediante a fé e aceitando esta mensagem, agora temos um chamado especifico e claro a todos os crentes; a santificação. Temos de esperar pacientemente na graça da revelação de Jesus Cristo, não com fé intelectual somente, mas esperar como filhos da obediência; não podemos mais nos conformar com as luxúrias que tínhamos antes de saber da nossa salvação. Mas como é santo o Deus que nos chamou, assim também devemos ser em tudo que façamos, pois está escrito: “Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo”. Lv 19:2
    • O valor do sangue de Cristo, o qual nos redimiu.
Agora Pedro irá enfatizar o Chamado a Santidade não nos deixando desculpas para crer em Cristo e permanecer no fútil procedimento, porque se cremos em Cristo e continuamos com nossas antigas luxúrias, estamos igualando o preço pela salvação a coisas corruptíveis, materiais e carnais, mas não foi este o caso, nós fomos redimidos pelo sangue de um Cordeiro, precioso, sem defeito nem macula, o sangue de Cristo. Sabendo isto, devemos passar a nossa jornada na terra com temor, mas não como andávamos antes.
    • Cristo é verdadeiramente Deus e base da nossa fé.
Ainda falando sobre a importância do sangue de Cristo, Pedro acrescenta e fortalece o argumento. Este é o Cristo conhecido desde a fundação do mundo, eterno, e por ele temos fé em Deus, o qual ressuscitou Cristo e lhe deu glória; e assim com esta fé por meio de Cristo somo purificados à obediência e verdade, que é a palavra de Deus e somente por meio do Espírito Santo, devemos ter o amor fraternal com os irmãos, não fingido, mas de coração puro praticar o que Cristo nos ensinou.
    • Nossa posição em relação ao chamado à santidade.
Pedro, concluindo sua argumentação, nos expõe de uma vez por todas qual deve ser o nosso procedimento em relação a este chamado, Pedro argumenta que fomos resgatados não por coisas corruptíveis, passageiras e carnais,mas fomos resgatados por semente incorruptível, o sangue de Cristo, através da palavra de Deus que é permanente. O procedimento fútil que é representado pela carne não pode nos salvar, mesmo que creiamos em Cristo, então não podemos ter fé em Cristo e andar segundo nossas intenções porque isto seria fundamentar nossa fé no que é finito, no que morre, por outro lado a fé em Cristo por meio da obediência e mudança de conduta, está fundamentada na palavra de Deus, a qual é permanente, eterna como o próprio Deus; e esta palavra, o evangelho,que nos faz reconhecer a nossa incapacidade moral diante de Deus, abstendo do procedimento errado e assim colocando nossa fé em Cristo mediante obediência à verdade.

Comentários