Santos no Mundo | RT

Autores

Santos No Mundo, escrito por Leland Ryken (Ph.D), professor na Universidade Wheaton, em Ilinóis, EUA há mais de 40 anos. Ele é pesquisador na área de Bíblia, história e da língua inglesa e já publicou mais de 30 livros e obras acadêmicas. Prefácio de Santos No Mundo foi escrito por James Innell Packer, teólogo anglicano inglês e professor de teologia no Regent College, em Vancouver, Canadá. Seus livros já venderam mais de três milhões de exemplares. Entre os seus livros publicados em português estão O Conhecimento de Deus, Esperança, Na Dinâmica do Espírito, Entre os Gigantes de Deus e Os Vocábulos de Deus.

Hoje o livro está disponibilizado pela Editora Fiel, e encontrado em diversas livrarias cristãs do Brasil, e claro, vendido pela própria editora em sua loja virtual.

Introdução

Como já evidente na arte do post o livro trata-se do movimento religioso muito importante na história da Inglaterra, o Puritanismo, posteriormente se tornando a principal tradição religiosa nos Estados Unidos da América. O Puritanismo teve inicio durante o reinado de Elisabete I (1558- Período de reforma protestante). Como o próprio nome sugere este grupo leva o nome de puritano pelo anseio da busca pela volta as escrituras. Earle Edwin Cairns, define bem no livro O Cristianismo Através dos Séculos sua causa inicial:

"Os puritanos entendiam que muitos 'trapos do papado' continuavam na Igreja Anglicana e queriam purifica-la de acordo com a bíblia, aceita por eles como regra infalível de fé e pratica."
O Cristianismo Através dos Séculos- Pagina 303


Podemos deduzir por esta citação que os puritanos viam o anglicanismo como uma ruptura com a Igreja católica Romana, simplesmente como um meio de Henrique VIII se divorciar de Catarina Parr para se casar com Ana Bolena (1533- Julgada e executada em 1536 por adultério), porém com o nascimento do anglicanismo, continuavam com as práticas da Igreja Católica Romana.

Dado a breve contextualização histórica dos Puritanos, o livro tem como objetivo explorar as atitudes puritanas num amplo espectro de tópicos que geralmente caem na categoria da vida cristã. O livro procura corrigir o mal-entendido que se tem sobre o que os puritanos defendiam; o livro tem como objetivo unir e transmitir o melhor que os puritanos pensaram e disseram sobre diferentes tópicos e recuperar a sabedoria cristã dos puritanos para os dias de hoje.

O'que os puritanos tem a nos oferecer?

Quando se fala de recuperar a sabedoria cristã dos puritanos para os dias de hoje, é normal que algumas pessoas possam erguer as sobrancelhas em espanto, mas a realidade é de que mal sabem quem foram os puritanos, alguns até mesmo os chamariam de católicos, o que não faz o menor sentido como na contextualização feita acima. Respondendo a pergunta do subtítulo, o que nós, cristãos do século XXI precisamos recuperar no puritanismo é a maturidade, uma composição de sabedoria, boa vontade, maleabilidade e criatividade.

Temas abordados

Como dito na introdução, Santos No Mundo explora um amplo espectro de tópicos que caem na categoria de vida cristã, esses tópicos são:

  • Como eram os puritanos originais?
  • Trabalho
  • Sexo e Casamento
  • Dinheiro
  • Família
  • Pregação Puritana
  • Igreja e Culto
  • A Bíblia
  • Educação
  • Ação Social
  • Aprendendo de Exemplo negativo
  • O Gênio do Puritanismo

A tônica em todos estes tópicos é a vida teocêntrica que os puritanos levam, eles tinham um senso de prioridade muito forte que evidentemente os diferenciavam do catolicismo e anglicanismo da época, seu senso de prioridade entendia Deus antes de todas as coisas e se expandia a todas as coisas. Senso de prioridade hoje em dia que estamos tentando recuperar a bastante tempo.

"O puritanismo foi impelido por uma visão de que toda vida é de Deus. Os puritanos viviam simultaneamente em dois mundos- O mundo espiritual invisível e o mundo físico da existência terrena. Para eles os dois mundos eram igualmente reais, e não havia separação da vida entre sagrada e secular."
Santos No Mundo- Pagina 341.

Concluímos então que Santos No Mundo nos resgata vários tópicos da vida cristã que a igreja verdadeira vem tentando colocar em pratica em espírito de comunidade nos dias atuais, livre dos preconceitos e esteriótipos puritanos. Desconstruindo a ideia de vida secular e sagrada, transformando a vida como um todo para a glória de Deus.

Comentários