Tiago 2 Estudo | RT

Tradução: The Editio Regia, Stephanus 1550 Greek New Testament, know as Textus Receptus (Strong Numbers).
Principais assuntos:
  • Não devemos fazer acepção de pessoas;
  • A fé sem obras é morta.
Assuntos incidentes:
  • Acepção de pessoas é condenada na lei de Deus;
  • Mera fé intelectual é inútil;
    • Fé e obras trabalham juntas.
Análise de parágrafo:
  • Não devemos fazer acepção de pessoas;
Tiago inicia este capitulo com uma grave exortação ao comportamento dos receptores, estes estavam fazendo acepção de pessoas em suas sinagogas, mais precisamente, estavam tratando bem os ricos e destratando o pobre, de modo que ficassem em pé ou se assentando em lugar de submissão, enquanto o rico em lugar de honra. Estavam destratando aqueles que Deus escolheu para serem ricos em fé e herdeiros do reino.
Neste mesmo parágrafo Tiago mostra a hipocrisia dos receptores em relação aos ricos, pois são eles que blasfemam o nome de Deus, e arrasta os crentes aos tribunais, porém são idolatrados.
    • Acepção de Pessoas é condenada na lei de Deus;
Dada a acusação do fato, Tiago vai mostrar na lei que estavam pecando, nos verso de 8-13, começando este parágrafo mostrando onde estavam errando, mostrando que a lei diz: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. E afirma que se observam a lei, mas tropeça em um único ponto, estes são culpados de toda lei. Não adianta observar todos os aspecto da escritura e quebrar pontos que consideramos poucos importantes. Devemos julgar com misericórdia para, deste mesmo modo, ser julgado por Deus.
  • A fé sem obras é morta;
Neste ponto Tiago vai tratar da mera fé intelectual, vale explicar o que é essa fé intelectual para compreendermos o texto e evitar quaisquer conflitos com Paulo, a mera fé intelectual tratada aqui se trata de um mero conhecimento da existência de Deus, da santíssima trindade e da escritura, mas não foi justificado com a verdadeira fé, que produz obras, que produz mudança de atitude. Tiago não quer debater em termos profundos o que justifica e sim que, nosso conhecimento em Deus e na escritura, tem que produzir mudanças.
Quais obras seriam estas? De acordo com o contexto, livre de aplicações pessoais, seria acolher e cuidar dos pobres, os quais eram destratados pelos destinatários.
    • Mera fé intelectual é inútil;
Como explicado anteriormente, Acredita em Deus e nas sagradas escrituras, fazes bem. Até o Diabo crê em Deus e nas sagradas escrituras, parafraseando Tiago.
    • Fé e obras Trabalham juntas;
Neste ponto para fortalecer seu argumento, Tiago mostra com a fé trabalha junto com as obras, listando alguns exemplos no antigo testamento, exemplos esses de Abraão e Raabe, e concluindo com uma comparação de que da mesma forma que o corpo sem o espírito é MORTO, a fé sem obras é morta, sem nenhuma utilidade da mesma forma que um corpo morto não pode fazer nada.

Conclusão

Concluindo, Tiago expõe o comportamento errado dos destinatários, que é a acepção de pessoas, mais precisamente os pobres. E mostra que fazendo isso, estavam desobedecendo ao mandamento de Deus, portanto, toda lei, os faz enxergar que a fé que eles tinham em Cristo era meramente intelectual, pois estavam tendo fé em acepção de pessoas. E por último, mostra que se a fé deles tem algum valor, eles deveriam demonstrar essa fé praticando de onde estavam errando, na acepção de pessoas, agora deveriam acolher ao pobre assim fazendo valer sua fé, e cumprindo a lei ao invés de serem simples observadores.


Comentários