TIAGO 4 ESTUDO | RT

ESTUDO

Tradução: The Editio Regia, Stephanus 1550 Greek New Testament, know as Textus Receptus (Strong Numbers).
Assuntos principais:
  • Alerta aos deleites.
  • Quem julga o irmão, julga a própria lei de Deus.
  • Tudo conforme a vontade de Deus, sem os deleites humanos.
Assuntos incidentes:
  • Amizade com o mundo é inimizade com Deus.
  • Purificando-se dos desejos do coração
Leia mais.

ANÁLISE DE PARÁGRAFO

  • Alerta aos deleites
Neste parágrafo Tiago começa sua argumentação explicando de onde vêm as contendas dentre os irmãos e em seguida dando uma breve descrição do que acontecia entre eles. A sua cobiça é a razão pela qual os irmãos guerreiam entre e si e nada pode obter da parte de Deus, porque pedem a fim de alimentar seus deleites.
    • A amizade com o mundo é inimizade com Deus.
Ainda no assunto, Tiago começa a desenvolver a sua argumentação sobre os deleites do homem (no sentido materialista). A argumentação que Tiago desenvolve é a de que os deleites, em seu nível puramente materialista, é inimizade contra Deus, pois preferem cobiçar e almejar coisas ou posições acima de Deus e moralmente contra os princípios de Deus.
Nos versos cinco e seis, há muita divergência de interpretação, mas assumirei a posição que acredito ser mais coerente com seu contexto. Quando diz: “Ou pensam que em vão diz a escritura?”, creio que se trate de uma pergunta retórica, uma ironia, e em seguida Tiago faz outra pergunta retórica/ irônica: “Com inveja (ou ciúme) anseia o Espírito, o qual habita em nós?”, Creio que “Espírito” se refira a terceira pessoa da trindade, e dado ao teor da pergunta, não diz que o Espírito Santo tem ciúmes de nós, pois no verso seguinte diz: “Mas, ele dar maior graça, portanto diz: Deus resiste ao arrogante, porém dá graça ao humilde“, fazendo, desta vez, uma citação direta de Provérbios 3.34. O’que Tiago quis dizer nos versos cinco e seis? Simples, Tiago está dizendo que o Espírito Santo não morre de ciúmes por você enquanto você perde tempo com cobiças e deleites soberbos, Ele simplesmente da maior graça ao humilde e lhe resiste!
Então cabe cada um julgar a si próprio e decidir qual amizade quer cultivar, pois você tem duas escolhas (numa linguagem bem arminiana), ser resistido por Deus ou ter amizade com Ele.
    • Purificando-se dos desejos do coração.
Após a argumentação de Tiago sobre a inimizade com Deus, ele diz agora como proceder, uma vez entendendo a sua posição em relação a Deus e os deleites do coração. Ele instrui a chegar-se a Deus, sujeitar-se a Ele, limpar as mãos, purificar os corações destes deleites e cobiças e etc... E assim terão comunhão com Deus, e Deus com eles.
  • Quem julga o irmão, julga a própria lei de Deus.
Neste parágrafo, Tiago instrui os leitores a uma postura de humildade em relação aos irmãos, o próximo, pois eles são tão pecadores quanto, portanto se julgam e difamam aos irmãos, cometem a soberba de se acharam como Deus, o qual é o legislador e juiz da lei.
  • Tudo conforme a vontade de Deus
Agora tratando de outro assunto, mas ainda sobre a soberba e arrogância do homem, Tiago irá desenvolver outro argumento acerca da presunção dos homens de se acharem senhores do próprio destino, assim expulsando Deus de suas vidas. O homem é como vapor que por pouco aparece e logo desvanece, não está em posição de definir o próprio limite de sua existência frágil, portanto devendo considerar qual seja a vontade de Deus e não agindo com presunções.

Conclusão

Tiago, neste capítulo aborda com mais intensidade a questão dos deleites, que diz muito a respeito sobre nossas ações e nossa posição em relação a Deus, somos inimigos ou amigos de Deus? A cobiça em nosso coração e o tempo e a energia que dedicamos a favor desta nos reponde como estamos em relação a Deus, porém sabemos como reverter esta situação, caso sua pergunta obteve resposta negativa, temos que nos chegar a Deus, nos limpar das nossas presunções e cobiças, e ele se chegará a nós. Aprendemos uma posição de humildade em relação aos outros e os seus erros, sem julgamento condenatório, pois um só é juiz e legislador da Lei. Devemos priorizar e buscar a vontade de Deus em tudo que façamos, não sendo presunçosos e negligenciando as coisas de Deus, mas tudo para Deus.

Comentários