A Natureza da fé em Cristo - RT

Antes de entrar no assunto propriamente dito (somente a ), precisamos entender a natureza da , o que é fé? Podemos definir a palavra "" como: "convicção intensa e persistente de algo abstrato", ou "excesso de confiança depositado em: uma pessoa merecedora de fé; crédito".
Leia Também
Podemos ter em muitas coisas, em um casamento, amizade, negócios relacionamentos dentre muitas coisas. Acreditamos e confiamos em muitas coisas, então, em última análise podemos dizer que: a é a capacidade de depositar de forma ativa e inerente, confiança em algo ou alguém. Sendo assim, vindo do próprio homem para fora.
Muitas denominações apenas conseguem definir e exercer a a partir desse ponto de vista meramente humano, no qual os seres humanos tem a plena capacidade de depositar em Cristo, o que é uma coisa muito diferente de exercer nossa capacidade mental a acreditar em algo.
A natureza da em Cristo, não denota "obras", não sustenta legalismos de nenhuma espécie. É por meio da graça de Deus, não da minha capacidade de crer em algo abstrato. Veja efésios 2:8,9:
"Porque pela graça sois salvos, por meio da , e isto [a ], não vem de vós, é dom de Deus, não das obras para que ninguém se glorie." Temos dois elementos importantes neste texto, a como meio da salvação (1) e sua natureza (2). Vejamos:
1 - "A não tem méritos salvadores; ela é apenas o instrumento gracioso de Deus para a apropriação da salvação preparada pelo Deus trino para o seu povo escolhido". Diz Hermisten Maia no livro: " Creio, no Pai, no Filho e no Espírito Santo". É por meio desta salvadora e dada por Deus, que recebemos salvação.
2 - " Que é em Jesus Cristo? R. em Jesus Cristo é uma graça salvadora, pela qual o recebemos e confiamos só nEle para a salvação, como Ele nos é oferecido." - Catecismo menor de Westminster, 86. Como já observamos no ponto anterior, a fé é um instrumento preparada (por Deus) para a salvação dos seus eleitos, ou seja, a bíblica não está fundamentada na capacidade humana de crer em algo abstrato, mas no Deus que por sua graça doa a salvadora aos seus eleitos. Difere totalmente da fé humana, qual humana poderia ser um meio de salvação, diante deste texto? Você pode questionar, dizendo que não citei muitos textos bíblicos e sim autores. Não fique afobado:

AT 16.31; HB 10,39; JO 1:12; FP 3:9; AP 22.17; 1 TS 1:3,4; 2 TS 2:13; TT 1:1; LC 8:12; 1 CO 1:21; EF 2:8; 2 TS 2:13 EF 1:4-6.
A salvadora, a qual falamos sobre sua natureza, tem muitos efeitos no eleito, mas falaremos do efeito da justificação logo a seguir, pois é o assunto abordado neste capítulo, sola fide, que é a justificação pela somente.

Comentários